terça-feira, 6 de março de 2007

o mundo é uma aldeia

Tive um sábado muito étnico. Ainda com um olho fechado fui com a mana ao mercado biológico do principe real, que para além de ser um lugar que adoro (e apesar do facto de eu estar mais a dormir q outra coisa) me trouxe aquele ar fresco das manhãs em que era criança e ia com a minha mãe à praça lá da terra, o que é sempre uma coisa boa de sentir no comecinho do fim-de-semana.

Do Principe Real desci para o centro comercial da mouraria, esse mundo à parte que é o "martim mónhis". Fui um bocado a medo, vá lá que eu já estou habituada a ser olhada na rua mas ali é entrar numa outra dimensão, em que eu estou claramente a mais, é ser invasora em terreno estranho. Eu ia com um propósito definido e repetia para mim mesma as indicações que me deram "desces até ao piso em que não dá para desceres mais, depois da escada viras à direita". E foi tão fácil que até dei mais uma volta, já que estava tão destemida não ia resolver tudo em dois minutos. Perguntei num lado, mas comprei no outro. "quanto custam os lenços?" "seteurox" "ah, e estas calças?" "dexeurox. levasdoix, hm?" "Ah, não, deixe tar, só tenho 15 €". "Levaxduax quinzeh eurox", e assim eu, que nunca regateio nada, saí triunfante com a minha conquista de dois euros de redução, e o meu lenço e as minhas calças cheios de medalhinhas tilintantes, quase dignos de uma bailarina profissional. Modesta.


Após ter tido que adiar por várias vezes o convite, lá acedi a ir com a minha outra maninha, a que não é de sangue mas é de alma, experimentar "o italiano de alvalade". Ora o "italiano de Alvalade" está localizado onde antes era um restaurante chinês, e embora a comida seja italiana os donos são paquistaneses, instalados em Portugal, que aprenderam a confeccionar comida italiana na Alemanha. Woww! O conceito de pão de alho é um bocado alternativo, mas o resultado desta cozinha é surpreendentemente bom!


E para terminar em beleza conheci Ó-Chá Tea Room. Mal entrei acho que as pupilas dos meus olhos se devem ter dilatado, tantas coisas bonitas, as paredes desenhadas, mil pecinhas pensadas ao pormenor, bolos de cores mágicas a lembrar receitas de bruxas e feitiços, cheiros e cores e uma voz cristalina e quente, que eu, fervorosa devota da bica forte com cigarro, nem me importei de renunciar aos meus prazeres pelo prazer de um cafézinho de cafeteira, aromático e com flores de anis a bailar no pires. Adorei as pessoas e a sensação confortável de "estar em casa" numa casa tão composta de coisas tão bonitas, que só pela casa-de-banho já vale a visita...

(ok, e a quem é que isto interessa? a ninguém, mas com um post tão grande duvide que alguém chegue até aqui...)

10 comentários:

l.s. disse...

eu li tudinho, e esse ó chá ficou na minha lista de afazeres lol.


o martin mónice é o máximo.

Mei disse...

oh linda lily! o q tu n sabes é que eras para ter vindo connosco!!

l.s. disse...

era???

para a próxima vou.

Mei disse...

loll sim, eras... eu, tu, e a "nossa" grande amiga P.!!!!!

l.s. disse...

P de Paula? a minha Paula? a minha grande salvadora?

Mei disse...

LOOOLLL!!! Sim, a nossa Paula-salvadora!!!! ehheh no mesmo dia em que te salvou da bicharoca tb me salvou de outra situação complicada! Super-Paula!!!! 8-)

l.s. disse...

lol


o mundo é pequeno :P


bjs

Anónimo disse...

Isso de andar a comentar uma amiga num blog, tem muito que se lhe diga... O que vale é q é pelo bem. Da próxima vez vamos as três ao O Chá. Besos PS: sim, e eu também li tudinho - vá-se lá saber porquê!!!

Mei disse...

tst tst... falta de ocupação?
és a nossa musa :-P

l.s. disse...

para a próxima é quando mesmo???

olhem que eu cobro, porque eu sou uma chata. iihhh chata


bêsos